Começa hoje a vacinação contra a febre amarela em Casimiro de Abreu

Casimiro de Abreu anuncia a vacinação contra a febre amarela no município. As doses começam a ser distribuídas hoje(15), nos doze postos do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

A Secretaria de Saúde vai imunizar, nesse primeiro momento, todas as famílias que vivem na zona rural e, simultaneamente, na área urbana, nos demais postos da cidade, as crianças com idade entre 9 meses e 15 anos. Quem mora na área urbana é preciso estar atento ao calendário de vacinação!

De 15/03 ao dia 22/03 serão imunizadas as pessoas com idade entre 9 meses e 15 anos e de  23/03 ao dia 05/04 serão vacinadas as pessoas com idade entre 16 anos e 60 anos.

Recomendações  – A vacina é contra-indicada para crianças menores de 9 meses, alérgicos a ovos, a eritromicina (antibiótico) e a gelatina; gestantes; mulheres que estão amamentando; pessoas com imunodeficiências (HIV positivo e em tratamento de câncer).

 

Caso em análise

Um homem morreu com suspeita de febre amarela na madrugada do sábado (11). A Secretaria Estadual de Saúde enviou para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) amostras de sangue de Watila Santos, de 38 anos, morador da área rural de Casimiro de Abreu. Ele morreu no hospital municipal da cidade, onde deu entrada com queixas de dor de cabeça, taquicardia, falta de ar, febre e dor no corpo.

A morte ocorreu no mesmo dia em que a secretaria anunciou que pediu ao Ministério da Saúde para incluir o estado na área de recomendação de vacina contra a febre amarela. Até agora, nenhum caso da doença foi registrado no estado, mas a intenção da secretaria é expandir a estratégia de vacinação como medida preventiva, que já vem sendo adotada em 30 municípios localizados nas divisas com os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde houve casos confirmados da doença.

Devem ser notificados pelos municípios para investigação os casos de indivíduos residentes ou que tenham retornado em até 15 dias de alguma área com transmissão de febre amarela, que apresentem febre de até sete dias de duração, acompanhada de dois ou mais dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, vômitos, coloração amarelada da pele, olhos e mucosas e manifestações hemorrágicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *