Cursinho pré-vestibular gratuito oferece vagas para estudantes de escolas públicas em Casimiro de Abreu

A Rede Emancipa, pólo Casimiro de Abreu, cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, realiza pelo segundo ano consecutivo a organização de cursinhos populares, pré-universitários para atender à demanda dos estudantes de escolas públicas, represada pelo acesso ao ensino superior em geral, e às universidades públicas em particular.

Os interessados em participar do pré-vestibular gratuito, devem preencher um formulário as terças – feiras de 18:10 as 20:30 e aos sábados de 7:30 a 12:30 na Segunda Igreja Batista.

Emancipa é um movimento social que atua como pré-universitário, disponibilizando os conteúdos que são cobrados nos vestibulares e trazendo o debate acerca do ensino superior no Brasil. Um processo seletivo e extremamente excludente, de modo que os estrados sociais permaneçam de acordo com os interesses da classe hegemônica. Trazer à tona essa discussão é fundamental para entendermos os desafios que enfrentaremos para ingressar numa universidade. A tão sonhada vaga, deverá ser “arrancada” na marra, a universidade pública não foi feita para a classe trabalhadora. O Emancipa tem o compromisso de ser um diferencial na formação dos estudantes que na maioria das vezes são vítimas de um sistema educacional precarizado, onde a falta de professores é cotidiana, as interrupções das aulas, por conta da violência urbana, é um fato rotineiro e tantas outras falhas que são vivenciadas pelos nossos alunos, que na maioria das vezes dividem os bancos da escola com jornadas exaustivas de trabalho, diferente da realidade dos alunos oriundos de classes sociais privilegiadas.

O projeto em Casimiro funciona na Segunda Igreja Batista, um local muito acolhedor e com ótima estrutura. A administração do espaço nos dá plena autonomia para o desenvolvimento do projeto, relata o professor Fabiano . Nestes dois anos de atuação, passou pelo projeto mais de 200 estudantes e aproximadamente 50 colaboradores, entre: professores, psicólogos e pedagogos.

No Enem de 2017, o Emancipa contribuiu  com 06 aprovações para universidades públicas: Cefet, UERJ, UFF, FEMASS, UFRJ e UFRRJ. A aprovação é muito comemorada por nós do projeto, mas não é a “cereja do nosso bolo”, a construção crítica, cotidiana que fazemos através dos nossos círculos de debates, têm igual relevância. Os círculos são rodas de debates, sobre diferentes temas e é uma prática “inegociável” dentro do Emancipa, assim como a gratuidade: todo colaborador é voluntário e não há nenhum tipo de cobrança aos alunos. Nos orgulhamos de ter em nosso corpo docente, professores de Rio das Ostras, Macaé e Niterói, é uma rede que agrega em prol de um objetivo coletivo. Os interessados em participar do projeto podem acessar a página do Facebook – Emancipa Casimiro, esclarece o professor Fabiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *