Verão começa nesta sexta: O fenômeno El Niño fará verão ser mais quente e chuvoso

Exatamente às 20h22, horário de Brasília, a região se despede da primavera nesta sexta-feira (21/12) quando o verão começa oficialmente. A estação das flores foi marcada por bastante chuva em muitas áreas de todos os estados do Sudeste e os eventos de frio atípico também foram destaque.

O calor da primavera demorou para chegar, mas veio forte nos últimos dias. A expectativa é de que a chuva do verão, estação em que ocorre grande parte da precipitação anual do Sudeste, alivie as altas temperaturas.

Segundo meteorologistas da Climatempo, o verão 2019 terá influência do fenômeno oceânico-atmosférico El Niño que se efetiva até o fim de 2018 e o começo de 2019. O El Niño 2019 será fraco a moderado e terá curta duração, terminando no fim do verão.

Em janeiro, a circulação de ventos vai manter os canais de umidade do Norte para o Sudeste . Assim, o mês de janeiro ainda será marcado por pancadas de chuva frequentes. De forma geral, a maioria das áreas do Sudeste termina janeiro com um total de chuva próximo da média histórica. 

Durante o mês de fevereiro, o El Niño passa a mostrar suas características e a chuva diminui. Muitas áreas do Sudeste terão alguns períodos de tempo seco e, consequentemente, nestes dias a temperatura pode subir bastante. A chuva ao final do mês acaba abaixo da média. Já em março as áreas de instabilidade retornam e segundo a Climatempo, o Estado do Rio deve ter chuva ligeiramente acima da média.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *