Viaduto Vegetado sobre BR-101

Por responsabilidade da empresa Autopista Fluminense/Arterisrimeiro encarregado pela operação Rodovia BR-101. Será construído o primeiro viaduto neste mês de novembro, sobre a Rodovia BR-101, no trecho entre Rio Bonito e Casimiro de Abreu.Com o objetivo de criar uma passagem para os animais e preservar os diferentes grupos de Mico-Leão-Dourado e outros animais, especialmente predadores, assim evitando atropelamento dos animais.

De acordo com a Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), por problemas com atropelamentos da fauna da Área de Proteção Ambiental Rio São João/Mico-Leão-Dourado, o viaduto passará a ser uma barreira para os animais que tentam acessar a Reserva Biológica de Poço das Antas, afetando diretamente a batalha de salvar o Mico-Leão-Dourado do risco de extinção.

Ainda segundo a AMLD, foram 6 anos de negociação, com reuniões, campanhas, projetos e processo judicial, até chegar o início das obras, que durará cerca de um ano.

A licença é feita pelo Ministério do Meio Ambiente, através dos órgãos Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Serão construídas também outras estruturas mais leves, conectando as copas das árvores em localidades estratégicas, começaram as implantações de 16 passagens subterrâneas que darão apoio à circulação da fauna terrestre e serão adaptados os vãos das pontes dos rios, para auxiliar a circulação da fauna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *